-
Arquitetos: arbol
- Área: 81 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Yasunori Shimomura
-
Fabricantes: Acor, Daikin, Lixil Corporation, Mitsubishi Electric, Sanwa, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada em uma tranquila área residencial próxima ao centro da cidade de Akashi, no município de Hyogo.
Apesar do terreno ser pequeno, a casa de um pavimento tem três pátios. Estes respondem a uma busca por luz natural, vento e um tipo de estilo de vida. O projeto, mesmo sendo privado, procura aproximar-se da natureza, eliminando as barreiras entre interior e exterior para criar uma sensação ininterrupta entre o espaço de fora e a área interna da casa.
A estrutura é dividida em três áreas, desde a entrada até a parte posterior da casa, e cada uma delas tem um pequeno pátio onde é possível aproveitar de um jardim privado. O primeiro dos pátios é um jardim tradicional ao estilo japonês, onde se pode acessar um quatro. No meio, uma sala de jantar semi-pública e um "pátio para observar". Na parte posterior, uma parcela mais privada e a área de lavanderia, com um pátio seco.
No primeiro pátio, que possui uma horta, plantou-se uma parreira. Para o cliente que ama a pesca, criou-se um espaço onde ele pode controlar a flexão das varas de pesca.
O "pátio para observar" foi projetado para aproveitar da extraordinária paisagem, não apenas durante o dia, mas também à noite, graças a sua iluminação noturna. Quando os membros da família se reúnem à mesa, podem ver o pátio seco por janelas perfeitamente localizadas que proporcionam vistas à vegetação e às mudanças de luz durante o dia. Na área de entrada, há um fogão a lenha. Isso se justifica pelo desejo do cliente de que seus filhos ouvissem o barulho da lenha no inverno, e seu desenho foi criado imaginando uma reunião familiar onde fossem feitas batatas assadas ao redor do fogão a lenha, aproveitando a estação.
Em relação à luz natural, o projeto não só se aproveita diretamente da incidência da mesma, mas também se utiliza da luz no lado norte e do reflexo da mesma na parede externa, o sol da tarde que flui silenciosamente nos quartos durante o inverno, a luz matinal que provém de lugares inesperados e as ondas de luz solar através das árvores. Isso acontece na área de estar e jantar rodeada por três pátios, envolvidas por uma luz suave e delicada.
Na parte externa, a casa tem uma frente fechada para manter sua privacidade, mas seu interior foi pensado para criar uma sensação de vida acolhedora, com paredes externas rodeadas de vegetação e com uma luz natural tênue que desce pelas ranhuras de ventilação.